. O #ifprfoz e a @itaipubinacional promoveram, nesta quinta-feira (22) uma programação especial para celebrar o Dia Mundial da Água. Na ocasião, houve a inauguração do Painel Artístico “A Educação Transforma”, produzido pelos artistas Alison Paint, Isaac Souza de Jesus e Maurício Santos Carvalho.
A iniciativa integrou o Projeto de Extensão “Juventude e Meio Ambiente”, coordenado pela professora do Campus Luciana Graciano.
A educadora ambiental da Itaipu Binacional, Lucilei Rossasi, enalteceu o esforço conjunto feito por todos os envolvidos para que o mural se concretizasse e o quanto valeu a pena. “A arte é uma forma de comunicação universal, ela chega em todas as mentes e todos os corações. Essa arte do grafite é uma arte urbana e periférica e trazê-la para este ambiente é muito importante para a valorização dos profissionais e para nossa sensibilidade”.
“É um grande privilégio para nós, como instituição de ensino, receber um mural como este. A ideia é que ele conduza à reflexão sobre como a água é a fonte de tudo e que seu uso irracional já vem gerando desequilíbrios visíveis. Agradecemos a todos que viabilizaram esta linda arte”, ressaltou o diretor-geral do Campus, Anderson Coldebella.
A segunda parte da programação foi composta pela palestra “Água, biodiversidade e serviços ecossistêmicos: as bases para o desenvolvimento sustentável”, ministrada pela bióloga Carolina Henn, atuante há 14 anos na Divisão de Reservatório de ITAIPU..
.
. Para propor soluções viáveis com vistas a reduzir a poluição de rios e lagos, estudantes do Técnico em Meio Ambiente do #ifprfoz, sob coordenação de professores do curso, desenvolveram um modelo de ecobarreira, tendo como estudo de caso o Rio Jupira, afluente do Paraná que margeia os limites do Campus.
. A iniciativa é parte do Projeto de Pesquisa “O Uso de EcoBarreiras para Captura do Lixo Flutuante: Estudo de Caso no Rio Jupira”, idealizado pelo professor Franco Harlos, coordenado pela professora Kayla Garmus e que conta com o apoio do Técnico Reginaldo Araújo, todos do IFPR.
. Integram o Projeto os estudantes Maurício Heitor da Silva (bolsista), Bruno Anschau Rodrigues e Arthur Pagliosa (voluntários). Eles vistoriam regularmente a barreira instalada, retiram o material coletado e realizam triagem. Na etapa seguinte, os estudantes irão fotografar, pesar, quantificar e classificar em banco de dados os resíduos coletados.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.