Professora de Geografia da Unioeste participa da criação da obra em quadrinhos que divulga ciência sobre o bioma brasileiro. Disponível para download gratuito. A professora Márcia Calegari, do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon, é uma das autoras da HQ “Janelas do Passado”, obra que une […]
Márcia Calegari, professora da Unioeste, campus Marechal Cândido Rondon – Foto: divulgação
A professora Márcia Calegari, do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Marechal Cândido Rondon, é uma das autoras da HQ “Janelas do Passado”, obra que une arte e ciência para popularizar pesquisas sobre a Caatinga. A HQ foi lançada no dia 28 de abril, em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga, é fruto de resultados da tese de doutorado de Christianne Farias da Fonseca, coorientada pela professora Márcia, que desenvolveu parte de seus estudos no Laboratório Multiusuário de Estudos de Dinâmica Ambiental (LEDA), especializado em análise de fitólitos.
A pesquisa utilizou fitólitos (microfósseis vegetais) para reconstruir a história ambiental da Caatinga, revelando como o bioma já abrigou vegetações úmidas no passado. O LEDA, liderado pela professora Márcia, destaca-se nacionalmente na formação de pesquisadores e em parcerias interinstitucionais, como a colaboração com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), fortalecendo a rede de estudos em pedologia e paleoambientais.
Para abrir e baixar gratuitamente a HQ da Caatinga, clique, aqui.
A HQ, que combina linguagem acessível e rigor científico, visa sensibilizar o público sobre a importância da preservação da Caatinga, bioma único e ameaçado. A iniciativa reflete o compromisso da UNIOESTE e do LEDA em democratizar o conhecimento e fomentar a educação ambiental.
José Roberto da Silva Júnior (Zé Roberto): artista, roteirista e estudante de Geografia na UFPB;
Bartolomeu Israel de Souza: Geógrafo. Doutor professor e pesquisador da UFPB, estuda desertificação, relação planta x microclima x solo e Biogeografia, voltados especialmente à Caatinga;
José João Lelis Leal de Souza: Geógrafo e doutor em Agronomia, ligado à Universidade Federal de Viçosa (MG), desenvolve pesquisas sobre a química dos solos e relação relação solo-planta.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.