Curta-metragem de animação boliviano, reproduzido de “Andes Mágicos”. Assista no Youtube, aqui. La Abuela Grillo (Chillchi Paritay). O filme é adaptação de um conto e narra a história da “A Avó Grilo, portadora da chuva”. Abuela Grillo é uma história contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que, no principio, havia uma avó, […]
La Abuela Grillo (Chillchi Paritay). O filme é adaptação de um conto e narra a história da “A Avó Grilo, portadora da chuva”.
Abuela Grillo é uma história contada milenarmente pelo povo Ayoreo, da Bolívia. Dizem eles que, no principio, havia uma avó, que era um grilo chamado Direjná. Ela era a dona da água e, por onde quer que ela passasse com seu canto de amor, a água brotava.
A animação, de 2009, de forma lúdica e sutil, mostra o tamanho valor que a água tem em nossas vidas, assim como a luta dos povos originários contra a mercantilização da natureza. Com música de Luzmila Carpio, cantora e embaixadora da Bolívia na França, à época, o curta foi produzido na Dinamarca pela Comunidade de Animadores Bolivianos e pelo The Animation Workshop, com apoio do governo dinamarquês. A direção é de Denis Chapon; o roteiro é assinado por Denis Chapon, Israel Hernández, Alfredo Ovando.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.