A ex-vice-reitora da Universidade Estadual de Londrina Nitis Jacon de Araújo Moreira faleceu na tarde desta terça-feira (19), aos 88 anos, na cidade de Arapongas. Atriz, diretora, médica, escritora e professora, a “mulher de todas as artes” iniciou sua carreira no grupo de teatro Gruta, em Arapongas, e Projeto Experimental de Teatro Universitário (Proteu), da UEL, criado por Nitis em 1978 e um dos responsáveis pelo impulsionamento do teatro e das artes em Londrina entre as décadas de 70 e 90.
Natural de Lençóis Paulista, no interior de São Paulo, Nitis Jacon era considerada uma das maiores personalidades da cultura paranaense. Foi vice-reitora da UEL entre 1994 e 1998, durante o mandato do reitor Jackson Proença Testa; chefe da Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL; e presidente de honra do Festival Internacional de Londrina (Filo), do qual foi diretora e criadora.
Nitis iniciou sua carreira como servidora na UEL em 1971, na chefia do Setor de Cultura, a convite do reitor Ascêncio Garcia Lopes. Três anos antes, no entanto, a artista já participava de movimentos culturais e já havia produzido o Festival Universitário de Teatro da cidade, enquanto estudava Medicina na Universidade Federal do Paraná (UFPR) – curso que concluiu posteriormente na UEL. A médica psiquiátrica também colaborou para a criação do curso de Artes Cênicas da UEL.
Assista entrevista de Nitis Jacon, concedida à TV UEL em 2011.
Médica psiquiátrica, Nitis Jacon também teve grande participação na vida cultural paranaense, por décadas – Fotos: Arquivo UEL
Ato executivo assinado nesta quarta (20) pela reitora da UEL, Marta Favaro, declarou luto pela morte de Nitis Jacon. O velório está previsto para ocorrer a partir das 10h, em Arapongas, no Cemitério Jardim das Acácias.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.