Nena Inoue volta aos palcos paranaenses com “Sobrevivente” – Foto: Maringas Maciel
A atriz Nena Inoue retorna aos palcos curitibanos com a apresentação única da peça ‘Sobrevivente”, no Teatro do Sesc da Esquina, na capital paranaense. Depois de uma temporada em São Paulo e Rio de Janeiro, o espetáculo que fala sobre ancestralidades a partir da história da família da atriz, volta para Curitiba no dia 05 de março para uma apresentação única. A seguir, abre temporada por todo o Paraná.
Neste trabalho que fala de ancestralidades, Nena Inoue divide o palco com seu filho, o ator Pedro Inoue, sob direção do amazonense Henrique Fontes, que também assina a dramaturgia. Por meio do teatro documental, a premiada atriz, de origem japonesa, reconstrói o caminho de sua historiografia e investiga uma possível ascendência indígena.
“Eu e Henrique Fontes tínhamos um texto pronto ficcional e a gente queria falar das mulheres na temática indígena. E, no meio desse caminho eu, que estava pesquisando sobre minhas origens, descubro que eu teria uma avó materna indígena. Assim, abrimos mão daquele texto e eu embarco nessa busca das minhas origens, destes rastros apagados no caminho, vou atrás de uma tia que eu não conhecia, de um nome da minha certidão de nascimento de 60 anos atrás, de uma pessoa que me recebe e me acolhe virando uma história muito surpreendente que é a inspiração desta peça,” conta Nena.
Nena Inoue divide o palco com seu filho Pedro Inoue, sob direção de Henrique Fontes – Foto: Maringas Maciel
A atriz conta que inicialmente teve resistência em levar para o palco um texto tão íntimo falando de si. “No início, tive resistência porque estou no teatro para falar dos outros, para os outros e sobre os outros. Só entendi que era importante fazer este espetáculo porque falando de mim, eu estava falando dos outros. E, a gente constata porque a cada espetáculo, as pessoas saem falando delas, das suas histórias apagadas,” cita Nena.
A obra é a segunda da “Trilogia para adiar o fim”, idealizada por Nena Inoue com enfoque nas histórias verídicas de mulheres, iniciada em 2018 com o espetáculo “Para Não Morrer”, que lhe rendeu o Prêmio Shell de Melhor Atriz 2019, no Rio de Janeiro, e que já foi assistida por mais de 40 mil pessoas.
Curitiba
SESC DA ESQUINA (Rua Visconde do Rio Branco, 969) Dia 05/03 – 20h Ingressos na bilheteria do Teatro a preço popular de 15 e 30 reais
Outras cidades:
06/03 – Sesc Estação Saudade (PG) 08/03 – Teatro Sesc Maringá 09/03- Teatro Sesc Bela Vista do Paraíso 10/03 – Sesc Londrina Cadeião 12/03 – Teatro Sesc Medianeira
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.