.
A atacante Gabi Portilho do Corinthians enfrenta a zaga colorada no último confronto. – Foto: Timão web
Esta primeira partida com o mando de campo do Internacional promete bater o recorde de público do futebol feminino brasileiro. São esperadas mais de 40 mil pessoas no Beira Rio. O confronto está marcado às 11 horas da manhã (horário de Brasília) deste domingo (18), em Porto Alegre, RS. O Corinthians tenta o quarto título nacional enquanto que o time gaúcho espera conquistar o primeiro deles. A partida terá transmissão da rede Bandeirantes, em sinal aberto, do canal fechado SporTV, e do Elevensports, via internet.
Os times devem ser escalados assim. Inter: May; Capelinha, Bruna Benites, Sorriso e Isabela; Ju Ferreira, Duda Sampaio e Maiara; Fabi Simões, Millene Fernandes e Lelê. Corinthians: Lelê ; Mariza, Andressa, Tarciane e Yasmim; Gabi Zanotti e Gabi Morais; Gabi Portilho, Tamires, Adriana e Jheniffer. A arbitragem será de Deborah Cecilia Cruz Correia, auxiliada por Brigida Cirilo Ferreira e Bárbara Roberta da Costa Loiola. O trio é FIFA.
O histórico entre os dois clubes mostra uma ampla vantagem do Corinthians. No retrospecto, três vitórias das paulistas e um empate. São 14 gols das alvinegras e um das coloradas. O último confronto entre Corinthians e Internacional aconteceu em 18 de junho de 2022, pela fase classificatória do mesmo campeonato. Na ocasião, os clubes empataram em 1 a 1 no duelo que aconteceu em São Paulo.
Para chegar a disputar a final do Campeonato Brasileiro, as equipes do Internacional e do Corinthians ganharam de São Paulo e Palmeiras, respectivamente, nas semifinais.
As “Gurias” do Internacional comemoram gol no Brasileirão de 2022 – Foto: ZH
O Inter busca um título inédito no futebol feminino. E vem galgando espaço na modalidade a alguns anos. É o atual campeões sub-17 e sub-20 feminino. Mais de 50 por cento do time é formado por jogadoras oriundas da base do clube. A essas, somam-se recentes contratações de jogadoras com experiência nacional e internacional.
Entre as jogadoras gaúchas se destacam as zagueiras Bruna Benites e Sorriso, além da atacante Fabi Simões. O técnico é Maurício Salgado.
Para buscar o primeiro título nacional, no entanto, as “Gurias Coloradas” enfrentarão um adversário que é acostumado a vencer. O Corinthians é o atual campeão de Supercopa, Paulistão, Libertadores e Brasileirão.
Equipe do Corinthians após derrotar o Palmeiras e se classificar para a final – Foto: agência Timão
. São destaques do time a meia Gabi Zanotti, a lateral Tamires e as atacantes Adriana, Vic Albuquerque e Gabi Portilho. Mas talvez o maior deles esteja no trabalho de Arthur Elias, que faz um trabalho a longo prazo no clube. Desde 2016, o técnico é Arthur Elias. Com ele, o Corinthians conquistou: a Supercopa do Brasil, os tricampeonatos do Brasileirão, da Libertadores e do Paulistão.
Como curiosidade, duas jogadoras podem fazer valer a ‘lei da ex no futebol”. Milene, pelo Internacional e Jennifer, pelo Corinthians.
O jogo deste domingo (18) promete ser o novo recorde de público do futebol feminino brasileiro. O recorde de público a ser batido pertence ao Corinthians como mandante, com o público de 30.077 pessoas, em jogo contra o São Paulo, na final de 2021 do campeonato paulista.
(A equipe campeã em negrito)
2013 – Centro Olímpico x São José-SP
2014 – Ferroviária x Avaí-Kindermann
2015 – Rio Preto-SP x São José-SP
2016 – Flamengo x Rio Preto-SP
2017 – Santos x Corinthians
2018 – Corinthians x Rio Preto-SP
2019 – Ferroviária x Corinthians
2020 – Corinthians x Avaí-Kindermann
2021 – Corinthians x Palmeiras
2022 – Corinthians x Internacional
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.