Museus de Ciudad del Este e Hernandarias estarão abertos durante a noite; ação acontecerá também em outras cidades do Paraguai. De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski No próximo sábado (15), cerca de cem museus no Paraguai abrirão no período noturno para mais uma Noite dos Museus. De acordo com a organização, na maioria dos locais, o […]
De H2Foz / Por Guilherme Wojciechowski No próximo sábado (15), cerca de cem museus no Paraguai abrirão no período noturno para mais uma Noite dos Museus. De acordo com a organização, na maioria dos locais, o funcionamento ocorrerá até a meia-noite, em uma iniciativa para a popularização dos espaços.
Em Ciudad del Este, instituições como o Museu El Mensú e a Biblioteca Municipal, bem como o Museu Ka’áty, estarão abertos para receber o público.
Na cidade vizinha de Hernandarias, a lista inclui o Museu da Terra Guarani, o Museu Histórico Tacurú Pucú e o Templo Fo Guang Shan Paraguai.
As visitas ocorrerão de forma gratuita, com atividades como tours guiados e projeções de materiais audiovisuais sobre os acervos de cada espaço. Além disso, haverá apresentações artísticas e exposições interativas para a valorização do patrimônio local.
Localizado ao lado da prefeitura, o Museu El Mensú, de Ciudad del Este, conta a história da ocupação da segunda maior cidade do Paraguai.
A Biblioteca Municipal está situada na área do antigo Aeroporto Alejo García, próximo ao centro de Ciudad del Este. O Museu Ka’aty fica localizado na Faculdade de Direito da Universidade Nacional del Este.
Pertencente à usina de Itaipu, o Museu da Terra Guarani se encontra às margens da Supercarretera. O espaço museológico, que está integrado ao Centro Ambiental de Itaipu, é considerado um dos mais importantes do interior do Paraguai.
O Museu Histórico Tacurú Pucú, em Hernandarias, resgata a história do lado paraguaio da fronteira, desde os primórdios da formação do país. Por último, o Templo Fo Guang Shan Paraguai preserva o legado da comunidade budista no Alto Paraná.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.