Cartaz de divulgação do lançamento de “Memórias da Vila C” – Foto: divulgação
Dia 3 de dezembro, às 18h30, será lançado o documentário “Memórias da Vila C”. Produzido por Gabriela Fernandes, o trabalho tem argumento de Izabela Fernandes, que divide a direção com Rodrigo Birck. O lançamento será na Estação Cultural João Sampaio, na Vila C Nova, com entrada livre. O acesso é franqueado mas, por conta da limitação do espaço, é preciso se cadastrar antecipadamente. Acesse, aqui.
O documentário “Memórias da Vila C” aproxima-se de narrativas e aspectos históricos do bairro Vila C, localizado no extremo norte de Foz do Iguaçu, fundado para alojar barrageiros e seus familiares na construção de Itaipu, como explicam as irmãs Fernanda e Izabela, que nasceram, cresceram e ainda hoje vivem e empreendem no bairro operário iguaçuense.
“Por meio de uma perspectiva memorial, reunimos relatos de vida, modos de tecer coletivamente a história local e destacar as lutas, as trajetórias, os afetos e perspectivas críticas sobre a vida social. O documentário retrata uma territorialidade de afetos e geográfica marcada pela construção da Usina Binacional de Itaipu, tanto pelo que atraiu, removeu, sustentou, quanto pelas expectativas, encontros, frustrações e busca por reparações que seguem pungentes.”, explicam as autoras em nota.
A produção do documentário contou com a co-produção da Corisco Arte e Cultura, que recebeu recursos do Fundo Municipal de Incentivo Cultural de Foz do Iguaçu através do edital 01/2021.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.