A imagem capturada pelo fotógrafo brasileiro foi incluída em lista elaborada pelo jornal New York Times. O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é destaque na lista elaborada pelo New York Times de 25 imagens que definem a era moderna. O registro selecionado foi feito em 1986 e mostra trabalhadores numa área de garimpo em Serra Pelada, […]
O fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado é destaque na lista elaborada pelo New York Times de 25 imagens que definem a era moderna. O registro selecionado foi feito em 1986 e mostra trabalhadores numa área de garimpo em Serra Pelada, no Pará.
“Um dos aspectos mais marcantes das fotografias de Sebastião Salgado de uma mina de ouro a céu aberto no Brasil é a escala (…) Milhares de homens —seus corpos curvados e frágeis— são representados em miniatura contra o plano de fundo de uma enorme cova na terra (…) O espectador não consegue ver onde termina a jornada perigosa dos trabalhadores”, descreve o escritor e crítico de arte Emmanuel Iduma. O texto de apresentação acrescenta ainda que a imagem revela “uma corrida do ouro do final do século 20 e as condições terríveis enfrentadas por aqueles no fundo dela.”
Além de Salgado, foram escolhidas fotografias de nomes como Gordon Parks, Alberto Korda, Ernest C. Withers, Nan Goldin, Cindy Sherman, Stuart Franklin, Robert Frank, Richard Drew, Deana Lawson e Carlijn Jacobs, entre outros. Veja a lista completa, aqui.
Sebastião Salgado – Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.