Mãos plantando o futuro: Crianças indígenas da etnia Terena, plantando uma muda nativa do Pantanal em uma área em restauração dentro de seu território. Foto finalista do Concurso Mundial de Fotografia sobre Transformação Urbana 2024, da Universidade das Nações Unidas (UNU). – Foto: © Gustavo Figueiroa.
Há poucas semanas da COP30, a Universidade das Nações Unidas (UNU) convoca agentes da transformação urbana para um concurso de vídeos curtos que serão exibidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que começa em 10 de novembro em Belém do Pará.
Pessoas interessadas devem submeter vídeos de até 60 segundos apresentando seus esforços inspiradores até 31 de outubro de 2025.
O concurso busca promover iniciativas que contribuem para a construção de cidades mais sustentáveis, equitativas e habitáveis, e integrá-las ao Mutirão Global, o chamado da presidência brasileira da COP30 para acelerar a ação climática.
As mudanças, pequenas ou grandes, em prol de um futuro urbano mais habitável e equitativo ajudam as cidades a estarem sempre em constante transformação.
Este ano, o concurso mundial de vídeos sobre transformação urbana se conecta com o espírito da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), que será realizada de 10 a 21 de novembro em Belém do Pará. A COP30 elegeu o “Mutirão Global” como um símbolo da Conferência, inspirando-se na palavra enraizada no tupi-guarani que significa esforço coletivo em direção a um objetivo comum.
Organizado pelo Instituto de Meio Ambiente e Segurança da Universidade da ONU (UNU-EHS), em Bonn, na Alemanha, o concurso de vídeos busca reunir histórias inspiradoras e conectar iniciativas em todo o mundo que têm contribuído para construir cidades mais sustentáveis, equitativas e habitáveis.
Com o apoio da Iniciativa Internacional de Proteção Climática do Governo da Alemanha, a iniciativa destaca transformações urbanas positivas e inspira a ação coletiva em direção a um futuro urbano mais sustentável.
Se você tem participado da transformação da sua cidade, envie um vídeo de até 60 segundos apresentando sua história e mostrando a mudança que você tem ajudado a promover. O período de inscrições se encerra no dia 31 de outubro de 2025 (o prazo foi prorrogado de 24 a 31 de outubro).
Uma senhora de 75 anos segura uma enorme planta de repolho que cultivou em uma horta comunitária urbana no bairro Juscelino Kubitschek, no município de Sete Lagoas (MG). Foto finalista do Concurso Mundial de Fotografia sobre Transformação Urbana 2024, organizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU). – Foto: © Carolina Rocha Campos Pires.
Todas as pessoas podem participar. O objetivo é dar visibilidade global a pessoas e iniciativas que estão construindo cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes para se viver.
Melhores vídeos
Os melhores vídeos serão exibidos no 7º Núcleo de Capacitação, na COP 30 em Belém, Brasil.
Os vencedores também receberão acesso exclusivo a um treinamento online focado em Comunicação Transformadora, projetado para fortalecer suas habilidades de comunicação e ampliar o impacto de seu trabalho.
Os vídeos devem seguir as seguintes especificações:
Clique aqui para enviar o vídeo, até às 18h (horário de Brasília) de 31 de outubro de 2025.
Leia as regras e regulamentos da competição.
Gotas para regenerar: Gotas de água caem sobre uma muda de mamão que duas crianças voluntárias seguram em frente a um dos canteiros da horta comunitária da Praça dos Eucaliptos, no bairro do Caminho das Árvores, na cidade de Salvador (BA). Foto finalista do Concurso Mundial de Fotografia sobre Transformação Urbana 2024, organizado pela Universidade da ONU (UNU). – Foto: © André Fernandes.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.