.
Com o slogan “Taipu rory ñane remiandu – Que suene feliz nuestro sentimiento” a Secretaria Nacional de Cultura (SNC) do Paraguai realiza, a partir desta quinta-feira (17 de noviembre), o 2. ° Simpósio da Música no Paraguai. A temática central é a apresentação da “Guarânia, Patrimônio Cultural Imaterial do Paraguai para o Mundo”.
O evento, que faz parte da Semana da Cultura daquele país em 2022, fortalece a candidatura do gênero musical paraguaio como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade perante a UNESCO. O Simpósio conta com o patrocínio do programa Ibermúsicas e da Faculdade de Arquitetura, Desenho e Arte (FADA) da Universidade de Assunção (UNA).
Também conta com o apoio da Direção Nacional de Propiedade Intelectual (DINAPI) e das sociedades de gestão coletivas: Entidade Paraguaia de Artistas Intérpretes ou Executantes (AIE), Autores Paraguaios Associados (APA) e Sociedade de Gestão de Produtores Fonográficos do Paraguai (SGP).
Durante dois dias, músicos e estudiosos da música do Paraguai estarão reunidos em torno de uma reflexão profunda sobre o mais popular gênero musical daquele País. A ideia é de que se amplie o apoio e o acompanhamento à postulação de que a Guarânia seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a partir de sua candidatura a ser apresentada através da Secretaria Nacional de Cultura – SNC – do Paraguai, em março de 2023. .
. Na abertura do Simpósio, o diretor geral de Diversidade, Direitos e Processos Culturais da SNC, Humberto López La Bella, explicou que o aprofundamento da análise musicológica em relação à Guarânia, foi proposta no início do ano, em reunião técnica do Comitê Nacional de Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial paraguaio. Posteriormente, foi levada ao Conselho Intergovernamental do programa Ibermúsicas como un projeto especial do Paraguai, o qual recebeu apoio unânime dos 14 países integrantes.
A diretora geral do Patrimônio Cultural da instituição, Maricarmen Couchonnal, afirmou que a Guarânia constitue a expressão manifesta de um momento histórico daquele país, que através da música entrelaça a história, a política, a sociedade e sua cultura, entre outros aspectos que configuram a identidade daquele país.
Abertura
Orquestra Sinfônica do Congresso Nacional do Paraguai
Conferência : “Flores e o milagre da música” – Alcibíades González Delvalle.
Painel 1 – Contexto histórico e cultural em que surge a Guarânia
– Os grandes criadores musicais – Luis Szarán.
– A aparição da Guarânia como movimento de contracultura numa sociedade conservadora – Antonio Pecci.
Moderadora: Natalia Funes.
Painel 2 – Análise musical da Guarânia.
Moderador: Nicolás Ramírez Salaberry.
Painel 3 – A poesia na Guarânia.
Moderadora: Susy Delgado.
Conversa sobre Direito do Autor e Direitos Conexos.
Painel 4 – O popular e o sinfônico na Guarânia.
Moderadora: Yanina Daniluk.
Painel 5 – A Guarânia no Contexto Sócio-Cultural Atual.
Moderadora: Virginia Aquino.
Painel 6: Olhar à Guarania a partir da América Latina.
Moderador: Miguel Antar
Mesa de debate
A Guarânia na transformação educativa: o ensino da música e das artes no sistema educacional. Que lugar ocupa no debate das políticas educacionais? Com a Vice-ministra de Educação Básica do MEC, Alcira Sosa Penayo, e o educador e músico, José Antonio Galeano. Moderadora: Fátima Abramo.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.