Filho de Angá, o “gatinho” tem de 5 a 7 meses, segundo estimativa inicial, e ainda não foi possível saber se é macho ou fêmea. . . Festa na floresta – e fora dela também. Um novo filhote de onça-pintada acaba de ser registrado no Parque Nacional do Iguaçu. Quem teve a sorte do “encontro” […]
.
Festa na floresta – e fora dela também. Um novo filhote de onça-pintada acaba de ser registrado no Parque Nacional do Iguaçu. Quem teve a sorte do “encontro” foi Jessica Haack, que forneceu o vídeo ao Onças do Iguaçu, projeto de conservação do felino na região.
O “gatinho” é filho de Angá, que quer dizer afeição, ternura, surpresa agradável. A mamãe onça foi vista pela primeira vez em 2019 – em março, foi filmada aparentemente prenhe – , com seu irmão, o Sapeca.
Já o novo filhote tem de 5 a 7 meses, segundo estimativa inicial dos pesquisadores. Pelas primeiras imagens, ainda não foi possível saber se é macho ou fêmea.
“Estamos aqui, como sempre, babando de amor por essas onças”, comemorou Yara Barros, bióloga do Onças do Iguaçu. “Ainda não sabemos o sexo do filhote, vamos aguardar que ele apareça nas nossas câmeras para podermos confirmar”, disse.
O registro acontece no mês dedicado à onça-pintada, em que a data é celebrada em 29 de novembro. Em Foz do Iguaçu, ocorre uma cerimônia no Parque Nacional do Iguaçu para apresentar os resultados das ações de conservação do felino.
. Na fronteira, está em andamento o Censo de Onças-Pintadas 2022 para a contagem do número de exemplares do felino no corredor verde que fica entre Brasil e Argentina. O trabalho acontece a cada dois anos.
A iniciativa é realizada pelo Projeto Onças do Iguaçu, que atua no lado brasileiro do Parque Nacional do Iguaçu, e pelo Proyecto Yaguareté, na Argentina. Concluído, será o 12.º levantamento de grande escala.
O objetivo é monitorar a população de onças-pintadas dessa região, ação que é desenvolvida desde 2003. O lema é: “Onde tem onça, tem vida”, já que por ser predador de topo de cadeia a onça-pintada é um indicador da qualidade do ambiente.
No último censo, do biênio 2020–2021, foram estimadas entre 76 e 106 onças-pintadas em toda a região em que está o corredor verde. De 20 a 28 indivíduos viveriam no Brasil, nas matas do Parque Nacional do Iguaçu.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.