A premiação é destinada às organizações representativas de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, comunidades quilombolas e agricultores familiares que desenvolvem ações de proteção, valorização e transmissão de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade brasileira. Serão premiadas 50 (cinquenta) organizações em 4 categorias: 13 de Povos indígenas; 12 Quilombolas; 13 de Povos e comunidades tradicionais; 12 […]
A premiação é destinada às organizações representativas de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, comunidades quilombolas e agricultores familiares que desenvolvem ações de proteção, valorização e transmissão de conhecimentos tradicionais associados à biodiversidade brasileira.
Serão premiadas 50 (cinquenta) organizações em 4 categorias:
Cada uma receberá *R$ 50 mil*, que deverão ser investidos em uma iniciativa da organização concorrente. Nesse sentido, o recurso pode ser usado, por exemplo, para apoiar atividades comunitárias, comprar equipamentos ou realizar ações no território.
Podem participar organizações com ou sem CNPJ. Caso a organização concorrente não possua CNPJ, ela pode se inscrever com o apoio de uma organização parceira (organização proponente), sem fins lucrativos.
As inscrições estarão abertas até o dia 23 de fevereiro de 2026.
Para se inscrever, é preciso preencher um formulário simples, com uma breve descrição da iniciativa e anexar a documentação exigida. A inscrição é online, gratuita e é realizada por meio da conta Gov.br de um representante legal da organização concorrente ou da organização proponente, caso a inscrição seja feita por meio de uma instituição parceira.
Link para inscrição:
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-inscricao-para-o-ii-premio-das-organizacoes-guardias-da-sociobiodiversidade
Essa premiação é uma iniciativa do Fundo Nacional para a Repartição de Benefícios (FNRB) que visa reconhecer, apoiar e valorizar quem cuida da sociobiodiversidade por meio da proteção e promoção do conhecimento tradicional associado à biodiversidade brasileira.
Guatá significa caminhar na língua guarani. E nos nomeamos assim porque é este o verbo mais apropriado para distinguir o esforço humano na procura de conhecer a força das próprias pernas conjugada ao equilíbrio de tatear o tempo e o espaço.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.