.
De 22 a 26 de agosto acontece a terceira edição do Seminário de Cinema, Educação e Sustentabilidade, organizado pela Ecofalante em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. O evento, que será totalmente online e gratuito, se propõe a ser um espaço de encontros, trocas e reflexões sobre a potência transformadora do cinema. As inscrições são gratuitas e vão até 21 de agosto.
O seminário online terá sessões diárias de duas horas e meia de duração, ao vivo, das 19h às 21h30, visando acolher um público alvo formado por educadores e gestores da educação de todos os níveis. O foco principal é apresentar e debater sobre o uso do cinema na educação enquanto dispositivo gerador de reflexões e ações para a sustentabilidade. Um ciclo de filmes online na plataforma Ecofalante Play acompanha o evento.
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de agosto, enquanto houver vaga. Para faze-lo, acesse: https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao?unidades=89
. Os encontros em ambiente online não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização. O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Adriana Fresquet, professora da Faculdade de Educação da UFRJ, onde coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual.
Flávia Guerra, documentarista e jornalista. Editora do TelaTela, especializado em cinema e TV. Apresenta o podcast “Plano Geral”, com Thiago Stivaletti. É colunista de cinema da @radiobandnewsfm.
Juma Xipaia, liderança indígena do povo Xipaya e estudante de Medicina da UFPA. Criou o Instituto Juma.
Luiz Bolognesi, diretor do longa A Última Floresta (2021). Entre 1996 e 2015, ao lado de Lai¿s Bodanzky, coordenou o Cine Mambembe e o Cine Tela Brasil.
Ana Bárbara Ramos, cineasta, produtora, educadora e gestora de projetos especializados na área de cinema e educação. Está à frente da Semente – Escola de Educação Audiovisual desde 2014.
Cláudia Mogadouro, historiadora, doutora pela ECA-USP. Criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso e do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação.
Edson Grandisoli, doutor em Educação e Sustentabilidade pelo Programa de Ciência Ambiental da USP. Diretor da Reconectta e do Movimento Escolas pelo Clima.
Marcos Sorrentino, ambientalista. É professor sênior na ESALQ/USP, onde coordena a Oca- Laboratório de Educação e Política Ambiental.
Mariana Tokarnia, repórter da Agência Brasil, da EBC e vice-presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Mestranda no programa de pós-graduação em Mídias Criativas da UFRJ.
Mariluce Moura, jornalista, doutora em comunicação pela UFRJ. Em 1999, criou e foi diretora da revista Pesquisa Fapesp. É a criadora e coordenadora do projeto Ciência na rua.
Paulo Artaxo, professor titular do Instituto de Física da USP. É membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU e da Academia Brasileira de Ciências.
Raquel Rolnik, urbanista e arquiteta. É professora titular da FAU/USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92).
Thaís Brianezi, professora da ECA/USP. É membro-fundadora da International Environmental Communication Association (IECA) e conselheira do FunBEA.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.