Edição anterior de Oberá em Cortos – Foto: divulgação
De 6 a 11 de outubro, ocorre a 22ª edição do Festival Internacional de Cinema pela Identidade e Diversidade Cultural – Oberá en Cortos, na cidade argentina de Oberá, distante cerca de 270 km da região trinacional. A tradicional festa da produção de cinema celebra a consolidação de uma trajetória que a transformou em uma referência de espaço independente de exibição, formação e encontro.
A agenda diversificada, sempre priorizando a valorização da identidade regional e integração cultural, o Oberá en Cortos é um laboratório vivo de cinema e cultura no coração de Misiones, na Argentina.
Este ano, mais além da exibição de filmes, o festival oferecerá oficinas intensivas, palestras técnicas abertas ao público, um “Ponto de Indústria” com representantes regionais e internacionais e um Encontro Universitário que reunirá estudantes da Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai.
A atividade acontecerá entre os dias 9 e 11 de outubro, com painéis que versarão sobre muitos aspectos da criação e produção cinematográfica. Entre os temas, políticas de fomento, assessoria legal para coproduções, a relação com a televisão aberta e plataformas.
As Palestras Técnicas, de acesso livre, contarão com a participação de nomes como a diretora Anahí Berneri, a fundadora do Filmar Música, Laura Manson, além de especialistas em conservação audiovisual e acessibilidade.
As inscrições para as atividades devem ser feitas através deste link.
O Oberá en Cortos de 2025 oferecerá cinco oficinas intensivas (animação, infâncias, videoclipes, cinema surdo e crítica cinematográfica), além do Encontro Universitário citado, que busca fortalecer os laços acadêmicos e profissionais entre estudantes de cinema da região.
Para acessar a página oficial do Festival, acesse www.oberaencortos.ar.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.