Entrada principal do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu – foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Até o dia 9 de novembro a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) recebe inscrições para o vestibular deste ano. Pessoas interessadas devem acessar o site unioeste.br/vestibular . As provas serão aplicadas em 17 de dezembro, em nove cidades.
São mais de 60 cursos de graduação em cinco campi com a marca principal de serem públicos e gratuitos. A taxa de inscrição é de R$ 196. Há desconto para boletos pagos até o dia 10 de outubro, inclusive por PIX. O valor sem desconto pode ser quitado com cartão de crédito, em duas parcelas. Há ainda a possibilidade de isenção da taxa. Esse benefício se destina a candidatos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).
A Universidade também ampliou o número de cursos com isenção automática. Conforme anunciado pela instituição, No campus de Foz do Iguaçu, esses são os cursos com inscrição gratuita no vestibular são: Ciências Contábeis; Enfermagem; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; Hotelaria; Letras; Matemática e Turismo.
O campus de Foz do Iguaçu oferece opções em 13 graduações, em diferentes ramos do conhecimento, da saúde às engenharias, passando pelo Direito. São cursos que certificam em licenciaturas e bacharelados, mantidos nos período da manhã, noite ou integral.
Veja a lista de cursos mantidos pela Unioeste no campus iguaçuense:
Administração: bacharelado, noturno, 4 anos; Ciência da Computação: bacharelado, integral, 4 anos; Ciências Contábeis: bacharelado, noturno, 4 anos; Direito: bacharelado, noturno, 5 anos; Enfermagem: bacharelado/licenciatura, integral, 5 anos; Engenharia Elétrica: bacharelado, integral, 5 anos; Engenharia Mecânica: bacharelado, integral, 5 anos; Hotelaria: bacharelado, matutino, 4 anos; Letras – Português/Espanhol: licenciatura, noturno, 4 anos; Letras – Português/Inglês: licenciatura, noturno, 4 anos; Matemática: licenciatura, matutino: 4 anos; Pedagogia: licenciatura, noturno, 4 anos; Turismo: bacharelado, noturno, 4 anos.
Uma das novidades deste ano na seleção da Unioeste é o Vestibular Seriado, o que permite que o candidato se organize e projete o seu ingresso enquanto cursa o ensino médio. Nessa edição, serão aceitos alunos do primeiro ano desse nível de ensino.
“É um vestibular aplicado de forma parcelada”, exemplifica o coordenador do Vestibular 2023, Paulo Renan Effgen. “Na primeira fase, conteúdo do primeiro ano do ensino médio; na segunda, do segundo ano do ensino médio; e a fase final para quem estiver no último ano”, completa.
No final das três fases (dos três anos de provas), será somada a pontuação, resultando na média. “Ou seja, com essa pontuação somada, o candidato vai concorrer de igual para igual com os demais que estarão concorrendo às vagas daquele ano”, enfatiza Paulo.
O vestibular seriado terá taxa de inscrição fragmentada, com valor de R$ 60 nesta primeira fase, o que corresponde a um terço do valor total. Todos os detalhes e também o conteúdo específico para quem escolher essa modalidade estão no edital: unioeste.br/vestibular .
Outra forma de ingresso é por meio da Prova Paraná, para estudantes da rede pública que realizaram esse exame. Para isso, será consultado o desempenho do candidato, o que determinará a classificação. A Prova Paraná é um instrumento de avaliação criticado por educadores e entidades de representação docente.
O Vestibular 2023 da Unioeste ainda permite a participação de treineiros. São os candidatos que ainda não chegaram ao período de estudo que habilita para o ingresso no ensino superior, mas que optam por fazer a prova como parte da preparação.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.