– Uma fábula de Sidney Giovenazzi –
Nota do autor: “O conhecimento é um placebo para se descobrir que a única verdade é a fé”. É muita pretensão minha, mas ousarei redigir uma fábula para ilustrar o alvoroço que ocorre sempre que se pretende a justiça.
Conhecido por todas aquelas ruas, um viúvo buscava diariamente o que dar de comer a seus dois meninos. O bom quitandeiro, por entusiasmo do dia ensolarado, deu-lhe seis laranjas.
________final________
Algumas reflexões: 1. quem muito investiga, se envenena 2. justiça e conhecimento são grandezas, referenciais, tentativas, jamais um atributo ou uma verdade 3. o destino tem, como principal vocação, sofrer interferências 4. se você aceitar uma mediação, certamente vai culpar o mediador pelo rumo dela 5. se você não aceitar uma mediação, certamente viverá no instinto e na incivilidade 6. o pai é sempre o culpado 7. quando seis unidades são divididas entre dois, ambos tratarão a partilha como se tivessem recebido 2 e meia 8. é fácil dividir seis laranjas para dois; mas é impossível fazê-lo debaixo de estrito cuidado científico: a justiça simplesmente não existe
Sidney Giovenazzi é músico e escritor em São Paulo. O texto foi publicado na revista Escrita 45.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.