.
Nascido na Polônia, em 1921, Krajcberg se naturalizou brasileiro e foi escultor, pintor, gravador e fotógrafo. Seu trabalho é muito centrado na exploração de elementos da natureza e no ativismo ecológico, associando arte e defesa do meio ambiente: suas esculturas, por exemplo, se caracterizam pelo uso de troncos e raízes carbonizadas recolhidas em desmatamentos e queimadas.
Em 2012, Frans Krajcberg foi tema do programa Expedições, da TV Brasil. Paula Saldanha e Roberto Werneck viajaram para o Extremo sul da Bahia, região dos manguezais de Nova Viçosa, e visitaram o artista. Na época, completavam-se 30 anos, desde 1972, que o artista trabalhava em seu sítio, Natura, produzindo esculturas impressionantes. Leia mais sobre a reportagem e Frans Krajcberg, aqui.
O fascínio pela natureza do Brasil marcam a trajetória do pintor e escultor polonês, naturalizado brasileiro. Krajcberg dedicou sua arte à contestação e à denúncia contra a destruição das florestas e a ameaça aos territórios indígenas. Em um trecho do programa, o artista definiu seu trabalho como um grito da natureza.
. Assista o audiovisual da série Expedição – “Krajcberg, o grito da Natureza”
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.