– Neste sábado, dia 6, às 10 horas da manhã, a população iguaçuense deflagará um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti, o vetor transmissor de doenças como a dengue e o zika virús. Organizada pela Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, a “Hora H” é um chamamento para a nossa responsabilidade como moradores da cidade com um problema que só se agrava. Afinal, não basta matar os mosquitos, não podemos deixá-los nascer. Para tanto, precisamos acabar com os criadouros dos insetos.
Pois bem, a Guatá está nessa e convida a todos os ativistas culturais da cidade a se juntarem à buena onda. Ela tem de ser permanente e precisa do nosso engajamento.
Abaixo, reproduzimos texto assinado pelo Ministério da Cultura, que também está mobilizado para auxiliar nessa cruzada de saúde pública. Obtenha através dele informações básicas para fazer frente ao “Aedes”
Cultura e informação são as melhores formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. Você sabe quais os cuidados que você precisa tomar em sua casa? Conhece os sintomas de dengue, chikungunya e zika? E as formas de tratamento? Vamos lá, a gente explica tudinho pra você! “A ideia é que todo brasileiro seja multiplicador dessa ação. É uma guerra que deve mobilizar o País inteiro”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira. “Estamos em período de chuva. Esse mosquito tem a capacidade destruidora de transmitir doenças e algumas delas são mortais. É preciso uma mobilização geral do País, toda poça d´água é uma possível área de reprodução do mosquito”, alertou. Como posso combater o mosquito? Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Por isso, reserve um tempo do seu dia para eliminar os criadouros do mosquito. Em 10 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada. Quais são os sintomas da dengue, chikungunya e zika? Clique na imagem e saiba mais sobre cada uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti Se eu estiver com alguma suspeita, o que devo fazer? Não existe vacina ou tratamento específico para dengue, chikungunya ou zika. O tratamento é feito para aliviar os sintomas. Por isso, se aparecerem os sintomas, é importante procurar o serviço de saúde mais próximo e o mais rápido possível, fazer repouso e ingerir bastante líquido. Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.
Guatá/com MinC
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.