Você acredita que o maior acervo científico de registros sobre a biodiversidade do planeta pode ser consultado online e de graça? Pode agradecer aos pesquisadores da Universidade Cornell, nos EUA, que desde 1929 cataloga vídeos, fotografias e áudios, tendo hoje mais de 150 mil sons da natureza.
Embora a raiz da biblioteca seja a reprodução do som de aves, a coleção inclui anfíbios, peixes e mamíferos. Os organizadores afirmam a ideia é facilitar o acesso para que se possa preservar tais gravações e disponibilizar seu uso para finalidades diversas. É possível inclusive que o internauta contribua com a coleção, enviando suas gravações e fotos de aves.
Há mais de nove mil espécies representadas e os arquivos já somam mais de dez terabytes de informação. Tudo está reunido no site Biblioteca Macaulay. O nome é em homenagem ao casal Linda e William (Bill) Macaulay, ávidos observadores de pássaros cuja contribuição foi essencial para a criação do acervo. Além de apoio financeiro, em muitos casos, Linda registrou espécies de pássaros que nunca haviam sido gravadas e, até hoje, mais de 300 espécies seguem tendo apenas o seu registro. Em parte, isso deve-se ao fato do casal ter sempre viajado para locais de difícil acesso, onde o acesso a turistas é restrito, e sempre o aparelho de gravação era levado a tiracolo.
___________________________Por Marcia Souza. Da página Ciclo Vivo. Clique e conheça mais.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.