Na quinta-feira, 31 de julho, às 19h, na sala de exibição do Centro de Recepção de Visitantes (CRV), Itaipu Parquetec, ocorre a exibição de ‘Prisioneiros da Terra’ (1939), do diretor Mario Soficci, filme que recentemente foi restaurado. Atividade gratuita, com certificado de participação. Inscrições, aqui.
Clássico do cinema social argentino, Prisioneiros da Terra é inspirado em contos de Horacio Quiroga. O longa-metragem denuncia a exploração dos trabalhadores da colheita da erva-mate no Nordeste da Argentina, na fronteira com Brasil e Paraguai. A obra conta com temática e roteiro potente, filmada entre imagens de ruínas jesuíticas, do rio Paraná e da selva missioneira.
Após o filme haverá debate com Guillermo Rovira, coordenador da área de Exibição Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones (IAAviM) e diretor da Cinemateca Digital de Misiones, Virginia Osório Flores, coordenadora do Laboratório de Cinema e Audiovisual para Preservação de Imagem e Som da Unila e Fran Rebelatto, coordenadora do projeto de pesquisa “Práxis Cinematográfica: o trabalho das/nas imagens”.
No debate serão abordados temas como:
. preservação da memória audiovisual da região da fronteira e o papel das instituições públicas; . A representação da fronteira e dos (as) trabalhadores deste território; . A relação do cinema com a literatura, história e memória.
Um encontro para costurar o ontem e o hoje pelas imagens que atravessam fronteiras.
O Seminário é uma parceria entre o projeto “Práxis Cinematográfica: o trabalho das/nas imagens”, o Laboratório de Cinema e Audiovisual para Preservação de Imagem e Som (LABPICS), ambos projetos da UNILA, e a Cinemateca Digital de Misiones que integra as ações do Instituto de Artes Audiovisuales de Misiones (IAAviM), com apoio do Edital Move América da CAPES e Itaipu Parquetec.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.