No dia 7 de fevereiro, Hector Babenco, o diretor argentino que fez do Brasil o seu país estaria completando 79 anos e, para celebrá-lo, a curadoria da IC Play criou uma seleção com quatro filmes. Transitando entre a dureza do real e o lirismo da poesia, sua filmografia projetou a produção brasileira para o exterior, conquistando prêmios e indicações ao Oscar.
Itau Cultural Play oferece gratuitamente a oportunidade de (re)ver quatro dos filmes que marcaram a carreira de Babenco. “Carandiru”, “Pixote: a lei do mais fraco”, “Lúcio Flávio, o passageiro da agonia” e o “O rei da noite”. Os três primeiros recomendados para a faixa acima de 16 anos e o último para a faixa dos 14 anos.
Para acessar, basta se inscrever na página do IC Play. É rápido e gratuito. Acesse, aqui.
Cena de “Carandiru”, de Hector Babenco
Carandiru – Drama – 2003 – 148 min – 16 (Drogas e violência) Direção: Hector Babenco Elenco: Aílton Graça, Luiz Carlos Vasconcelos, Maria Luísa Mendonça, Rodrigo Santoro, Wagner Moura
Sinopse – O dia-a-dia e as experiências de um médico sanitarista no maior presídio da América Latina, o Carandiru, palco de um dos mais terríveis massacres humanitários da história do Brasil. Amor, humor e amizade se somam nesta tocante história da vida dentro do cárcere. Baseado no livro Estação Carandiru, de Drauzio Varella.
O Rei da Noite – Comédia – 1975 – 98 min – A14 (Nudez e conteúdo sexual) Direção: Hector Babenco Elenco: Paulo José, Marília Pêra, Vick Militello, Cristina Pereira, Izadora de Faria
Sinopse – São Paulo, década de 1940. Tertuliano, mais conhecido como Tezinho, é um jovem estudante de direito. Depois de sofrer uma desilusão amorosa, o rapaz se envolve com uma belíssima cantora de cabaré. Mimado, malandro e boêmio, Tezinho dividirá seu coração entre ela e duas irmãs de uma abastada família paulistana.
Pixote: a lei do mais fraco – Drama – 1980 – 125 min – 16 (Drogas lícitas e ilícitas, sexo, violência) Direção: Hector Babenco Elenco: Fernando Ramos da Silva, Gilberto Moura, Jardel Filho, Jorge Julião, Marília Pêra
Sinopse – Pixote e os companheiros Dito, Lilica e Chico vivem numa instituição para menores infratores. Revoltados com os abusos e injustiças que sofrem, eles resolvem fugir e voltar às ruas, onde se aventuram ainda mais no mundo do crime. Baseado no romance de José Louzeiro.
Lúcio Flávio, o passageiro da agonia – Policial – 1977 – 125 min – A16 (Violência) Direção: Hector Babenco Elenco: Ana Maria Magalhães, Ivan Cândido, Milton Gonçalves, Paulo César Pereio, Reginaldo Faria
Sinopse – A história do assaltante de bancos Lúcio Flávio, famoso na década de 1970 por suas fugas mirabolantes. Entre roubos, estelionatos, escapes e prisões, tem seu destino selado a facadas, não sem antes divulgar à imprensa um imenso esquema de corrupção policial. Baseado no romance de José Louzeiro.
Assine as notícias da Guatá e receba atualizações diárias.